top of page
  • Vitor Ribeiro e Lucas Freitas

Vírus e Bactérias

O Covid-19 é uma doença recentemente descoberta, altamente contagiosa que se dissemina pelo ar e principalmente pelo contato direto com uma pessoa infectada, a doença ataca diretamente as vias respiratórias e está infectando e matando muita gente em todo o mundo. Pelo fato ser uma doença “nova”, muita desinformação ainda anda circulando por aí, por exemplo, muitas pessoas não sabem identificar os sintomas causados, não sabem dizer se é um vírus ou uma bactéria ou ainda a diferença entre eles.

As bactérias são microorganismos unicelulares, ou seja, possuem apenas uma célula, por isso são seres simples possuindo um nucleoide (onde fica o material genético) disperso no citoplasma que é envolto pela membrana plasmática. As bactérias apesar de simples são auto suficientes, podem se alimentar sozinhas, têm metabolismo próprio e podem se reproduzir de maneira independente. As bactérias estão por todos os lugares em abundância e apesar de algumas delas causarem doenças, como, Tétano, Pneumonia, Tuberculose, Botulismo e Disenteria, existem diversas outras bactérias que vivem no nosso organismo e nos ajudam a manter um bom funcionamento de alguns órgãos, por exemplo, os lactobacilos presentes nos iogurtes e queijos que ajudam a regular o intestino.

Já os vírus são seres infecciosos muito pequenos, estando na escala nanométrica, e em geral, estruturalmente muito simples, sendo formado por um ácido nucléico (podendo ser RNA ou DNA) envolto por uma cápsula protéica chamada de capsídeo, esse conjunto de ácido nucléico com o capsídeo é chamado nucleocapsídeo, no entanto, alguns vírus possuem além do nucleocapsídeo uma bicamada de lipídios chamado de envelope. Os vírus ao contrário das bactérias são incapazes de sobreviverem e se reproduzem por si só, para isso eles precisam infectar uma célula hospedeira e reprograma-la para produzir mais partículas virais o que infecta o hospedeiro deixando-o doente. Os vírus causam diversas doenças, como, Gripe, Dengue, Ebola, Febre Amarela, Aids e Covid-19.

Apesar dos vírus terem algumas características em comum com as bactérias, como, o fato de serem invisíveis ao olho nu, ou se multiplicarem rapidamente e causarem doenças, as semelhanças param por aqui. Do ponto de vista de muitos cientistas os vírus não são considerados seres vivos pelo fato de não conseguirem sobreviver sem um hospedeiro, apesar de outros cientistas considerarem a habilidade de deixar descendentes o suficiente para ser vivo. Além disso, as doenças causadas por bactérias são mais facilmente tratáveis com o uso de antibióticos. Já as doenças causadas por vírus são mais difíceis de se lidar já que ela se apropria de sua própria célula e apesar de existirem medicamentos para lidar com vírus (os antivirais) eles apenas inibem a multiplicação do vírus e quem de fato “mata” o vírus é nosso próprio sistema imunológico.

Uma das ferramentas mais importantes para o tratamento das doenças virais é a vacinação, que consiste em “estimular” seu sistema imunológico com uma “versão mais frágil” da doença, para que o sistema imunológico produza anticorpos que combatem o vírus. No caso do Covid-19, apesar de ainda não existir uma vacina pronta e eficaz muitas instituições estão trabalhando para desenvolvê-las. Uma dessas tentativas está sendo feita pela instituição Fiocruz em parceria com a Universidade de Oxford que até o momento parece ser bem eficaz. As produções estão marcadas para começar em dezembro, mas ainda seriam necessárias algumas etapas de validação e testes antes de serem disponibilizadas para o público. Então no presente momento a melhor forma para combater o Covid-19 é o isolamento social e as precauções, como, o uso de máscaras, álcool em gel 70% (álcoois com menor concentração não capazes de desfazer o envelope que protege o coronavírus), na ausência de álcool lavar as mãos com sabão também funciona.

Referências:

[1]https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php; acesso em 29/06 06:21

[2]https://www.ufrgs.br/microbiologando/voce-sabe-o-que-e-um-virus/; acesso em 29/06 06:21

[3]https://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus; acesso em 29/06 06:21

[4]https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bacterias.htm; acesso 29/06 20:25

[5]https://www.dw.com/pt-br/entenda-a-diferença-entre-vírus-e-bactérias/a-17615512; acesso em 29/06 21:46

[6]https://coronavirus.saude.gov.br/; acesso em 29/06 21:47

[7]https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/06/29/vacina-contra-covid-19-desenvolvida-no-rio-pode-comecar-a-ser-distribuida-em-dezembro-diz-fiocruz.ghtml;acesso em 29/06 22:15

[8]https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas-menu-topo/131-plataformas/1575-vacinas-bacterianas; acesso em 29/06 22:36

8 visualizações
Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda
bottom of page