Sônia Guimarães: formação, pesquisa e reconhecimento na Física
- Maria J. C. Mistura e Vitória F. A. Santos
- 15 de out.
- 3 min de leitura
Quando falamos em personalidades da Física, geralmente vêm à mente nomes já bastante conhecidos internacionalmente e frequentemente mencionados em livros didáticos. No entanto, a História da Ciência no Brasil também é marcada por pesquisadoras e pesquisadores que tiveram trajetórias de grande impacto e que merecem ser lembrados. Entre esses nomes está Sônia Guimarães, que entrou para a história como a primeira mulher negra a conquistar o título de doutora em Física no Brasil, destacando-se por sua carreira acadêmica, suas pesquisas na área de semicondutores e sua atuação como professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Figura 1: Fotografia de Sônia Guimarães,

Fonte: CNN Brasil
Nascida em São Paulo, em 1957, Sônia Guimarães sempre teve afinidade com as ciências exatas. Em uma época em que a presença de mulheres especialmente negras nas universidades era rara, ela ousou trilhar um caminho considerado improvável. Graduou-se em Licenciatura Ciências pela Universidade Federal de São Carlos em 1979, e continuou sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo, de modo que entre 1980 e 1983 fez seu mestrado em Física Aplicada, sendo a sua dissertação “ Desenvolvimento da técnica elipsométrica para caracterização ótica de filmes finos”. Durante 1984 à 1986 especializou-se em Química e Tecnologia dos Materiais e dos Componentes. Logo após conquistou seu título de doutora em Física pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, sendo seu doutorado em Materiais Eletrônicos com o título da sua tese sendo “Enhanced Diffusion and the Evolution of Point Defects Species during Annealing of Boron Implanted in Silicon”.
Ao longo de sua carreira, Sônia construiu um legado tanto na pesquisa quanto no ensino. Atuando como professora e pesquisadora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ela se tornou referência não apenas por suas contribuições acadêmicas mas também pelo engajamento em causas sociais, lutando contra o racismo e o machismo nas instituições científicas. Seu trabalho de 30 anos de atuação no ITA foi reconhecido garantindo à Sônia a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito
Figura 2: Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito pertencente à Sônia Guimarães

Fonte: CNN Brasil
Sua especialidade é a Física de materiais com foco no estudo de semicondutores, elementos fundamentais para a fabricação de chips, sensores e componentes eletrônicos. Além de desenvolver novos materiais com propriedades específicas, Sônia também já registrou patentes de suas invenções, contribuindo diretamente para avanços tecnológicos nas áreas da eletrônica de precisão e da indústria aeroespacial. De modo que, graças a sua pesquisa, o Brasil obteve a primeira patente para o uso de sensores infravermelhos em mísseis.
Em 2025, seu trabalho ganhou visibilidade nacional ao ser incluída na lista da Forbes Brasil como uma das 15 Mulheres Mais Poderosas do Brasil. Única cientista entre as selecionadas, Sônia dividiu espaço com empresárias, líderes políticas e outras personalidades de destaque. Essa indicação evidenciou a relevância de sua trajetória acadêmica e profissional no cenário brasileiro.
Referências:
FORBES BRASIL. Lista Forbes Mulheres Mais Poderosas do Brasil: veja os 15 destaques de 2025. Forbes Brasil, 27 fev. 2025. Disponível em: https://forbes.com.br/listas/2025/02/lista-forbes-mulheres-mais-poderosas-do-brasil-veja-os-15-destaques-de-2025/. Acesso em: 22 set. 2025.
ROSSI Comunicação. Sonia Guimarães: uma professora emérita na luta por diversidade e inclusão nas Ciências. ITAEx, 20 nov. 2024. Disponível em: https://itaex.org.br/2024/11/20/sonia-guimaraes-uma-professora-emerita-na-luta-por-diversidade-e-inclusao-nas-ciencias/. Acesso em: 20 set. 2025.
SILVA, A. A.; NEVES, M. C. D. A ciência como espaço de poder: Sonia Guimarães e as epistemologias feministas na desconstrução do ensino tradicional de ciências. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (V Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência - SIPEC), p. 1-14, 2025.
SOARES, Vitor. Conheça Sonia Guimarães, doutora em física e 1ª professora negra no ITA. CNN Brasil, 1 nov. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/conheca-sonia-guimaraes-doutora-em-fisica-e-1a-professora-negra-no-ita/. Acesso em: 20 set. 2025.
WIKIPEDIA. Sonia Guimarães. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. São Paulo, 26 jun. 1957. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sonia_Guimar%C3%A3es. Acesso em 20 set. 2025.



Comentários