top of page
Lucas Freitas e Paulo Brandão

TOI 700 d

Um dos maiores objetivos dos astrônomos é o de encontrar vida em outros planetas, para isso, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) desenvolveu um satélite chamado TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) com o objetivo de procurar exoplanetas ( planetas que orbitam estrelas diferentes do Sol) parecidos com a Terra.

O TESS foi lançado em 18 de abril de 2018 e desde então ele vem pesquisando e analisando mais de 200.000 estrelas "próximas" à Terra em busca de exoplanetas em trânsito. Ele é capaz de medir a massa, tamanho, densidade e a órbita de sistemas solares parecidos com o nosso.

Recentemente, em janeiro, aconteceu a 235ª reunião da Sociedade Astronômica Americana em Honolulu, e nela foram divulgadas as descobertas do TESS, observando uma estrela que está a mais ou menos 100 anos luz da Terra na constelação sul de Dorado chamada TOI 700, uma estrela anã com 40% da massa do Sol e metade da sua temperatura na superfície. Foram encontrados três planetas, o primeiro e mais próximo da estrela chamado TOI 700 b tem quase o mesmo tamanho da Terra, provavelmente é rochoso e tem uma órbita completa em 10 dias. O segundo planeta chamado de TOI 700 c, é aproximadamente 2,6 vezes maior que a terra, provavelmente é gasoso e leva 16 dias para completar uma órbita. Por fim, a grande descoberta do TESS foi o planeta TOI 700 d que estaria na chamada zona habitável (um área próxima da estrela o suficiente para ter água líquida), ele é 20% maior que a Terra, tem uma órbita de 37 dias e que recebe da sua estrela mãe 86% da energia que a Terra recebe do Sol.

Outro fato interessante sobre os planetas desse sistema é que eles teriam a rotação travada de forma ordenada, o que significa que um lado do planeta está sempre de dia e o outro sempre de noite.

Inicialmente, os dados do TESS diziam que a TOI 700 seria bem maior (próxima ao tamanho do Sol) e portanto os planetas seriam bem maiores, esse erro foi identificado por um estudante do ensino médio que faz parte do programa Alton Spencer e após corrigir os parâmetros foi possível identificar a semelhança com a Terra.

A descoberta do TOI 700 d é muito interessante por ser um planeta de tamanho parecido com a Terra dentro de uma zona habitável, mas é uma descoberta muito recente e existem muitas incógnitas. A NASA está realizando diversas simulações 3D para tentar prever se é possível existir vida de fato no planeta, a NASA também pretende desenvolver futuras missões para obter mais informações sobre esses planetas, como por exemplo, se possuem atmosfera em sua composição.

Faz apenas 24 anos que se sabe da existência de exoplanetas, isto é, que há outros planetas que orbitam outros sóis, estrelas diferentes da nossa e fora do sistema solar. Em 1995, Michel Mayor e Didier Queloz descobriram a estrela “51 Pegasi” e chamaram o planeta à sua volta de '51 Pegasi b'. Até então, acreditava-se que o sistema solar era o único sistema planetário existente. Duas décadas depois, os cientistas foram coroados com o Nobel de Física, e após isso, foram avistados mais de quatro mil planetas do mesmo genêro, extra-solares.

Após a descoberta dos exoplanetas em 1995, foi em 2014 que encontraram o primeiro exoplaneta em zona habitável, o Kepler-186f, e depois do primeiro é encontrado pelo menos um exoplaneta na zona habitável todos os anos, desse modo, sempre podemos acreditar que, se não encontrarmos possibilidade de vida no TOI 700 d, é provável que logo encontraremos um exoplaneta habitável podendo até mesmo conter uma forma de vida nativa.


REFERÊNCIAS

[1]

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/07/nasa-descobre-planeta-com-o-tamanho-da-terra-em-zona-habitavel.ghtml

[2]

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Transiting_Exoplanet_Survey_Satellite

[3] https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2020/01/exoplaneta-do-tamanho-da-terra-e-encontrado-em-zona-habitavel-de-estrela.html

[4] https://www.nasa.gov/feature/goddard/2020/nasa-planet-hunter-finds-its-1st-earth-size-habitable-zone-world

[5]

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Transiting_Exoplanet_Survey_Satellite

[6]

https://expresso.pt/internacional/2020-01-08-Depois-do-TOI-700-d-descobriremos-um-planeta-irmao-gemeo-da-Terra-nos-proximos-anos-1

19 visualizações
Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda
bottom of page