top of page
  • Gabriel Tolardo Colombo

Teoria da Floresta Negra: porque ainda não ouvimos falar de alienígenas?!


Todas as pessoas, em algum momento da vida, já pararam para se perguntar se existe vida fora do planeta Terra, e pensando nisso, o físico Enrico Fermi, através de seu paradoxo, questiona sobre onde estão os alienígenas, se o Cosmos deveria estar preenchido com eles. Mas nesse contexto, aparece uma teoria para explicar esse fato: a “Teoria da Floresta Negra”, afirmando que devemos torcer para não encontra-los.

Ainda nessa linha de pensamento, o Dr. Frank Drake elabora uma equação com o objetivo de resolver o Paradoxo de Fermi, e segundo a equação, deveria haver pelo menos 20 civilizações em nossa vizinhança cósmica. Isso faz com que o fato de não termos encontrado outra vida no Cosmos seja tão intrigante. Partindo então do Paradoxo de Fermi, que por sua vez relaciona o número de civilizações que deveriam estar no espaço, e a falta de evidencia para encontra-las, várias hipóteses surgiram ao longo das últimas décadas.

Muitas das soluções apontam para uma das variáveis da equação de Drake e tentam fazer com que o suposto número de civilizações diminua. Então, é mais razoável para nós não termos encontrado ninguém ainda.

Alguns propõem que o começo da vida é raro; outros sugerem que o desenvolvimento da inteligência é o ponto crítico, outros ainda postulam que a maioria das civilizações viveria por um curto período de tempo antes de aniquilar-se ou, pelo contrário , nunca conseguiu inventar o radiotelescópio. Entretanto, uma teoria é mais sombria do que estas: a “Teoria da Floresta Negra”. Ela explica que não ouvimos falar de alienígenas porque eles estão propositalmente se mantendo calados.

O raciocínio é apresentado no romance de ficção científica ''The Dark Forest'', de Liu Cixin. O enredo do livro, o segundo de uma série, diz respeito a como melhor interagir com a vida alienígena potencialmente hostil.

No romance, o argumento é apresentado da seguinte forma:

.Toda a vida deseja permanecer viva;

· Falta de garantias: a opção mais segura para qualquer espécie é aniquilar outras formas de vida antes que elas tenham a chance de fazer o mesmo;

· Não há como saber se outras formas de vida podem ou irão destruir você se tiverem uma chance.

Como todas as outras formas de vida do romance querem se manter vivas, o contato de qualquer tipo é perigoso, pois isso poderia levar a raça contatada a destruir quem quer que fosse tolo o suficiente para revelar sua localização. Isso leva a todas as civilizações tentando se esconder no silêncio de rádio.

A“Teoria da Floresta Negra” tem ainda a vantagem de afetar apenas uma das variáveis da equação de Drake e afetar aquela que é a mais aberta à especulação. Além disso, ela explica também por que não encontramos nenhum sinal de rádio alienígena, apesar de poder capturá-los há mais de um século.

Assim como nós acidentalmente enviamos nossos sinais de rádio para o espaço, outra civilização também o poderia fazer. Uma possível razão para isso é que outras civilizações possuem tanto medo de serem detectadas que, propositalmente, evitam enviar qualquer evidência de rádio de sua existência

Mas diante de tudo isso, por que não ouvimos falar de alienígenas ainda? Se esta teoria estiver correta, eles estão propositalmente escondidos na escuridão do espaço por medo da morte.

E enfim, uma das perguntas restantes é: devemos parar de transmitir nossa existência para o universo assim como as outras civilizações? (embora que seja tarde demais) Ou a vida alienígena seria bem mais receptiva do que imaginamos ser ?

Referências :

[1] O paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras terras ?. Gizmodo,2019. Disponível em: . Acesso em: 09 de set. de 2019.

[2] Teoria da Floresta Negra: Uma explicação aterradora de por que ainda não ouvimos falar de alienígenas. Bigthink,2019. Disponível em: . Acesso em: 09 de set. de 2019

[3] Equação de Drake: Estimando as probabilidades de vida extraterrestre. Socientifica,2019. Disponível em: . Acessado em: 09 de set. de 2019.

35.791 visualizações
Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda

Universidade Estadual de Maringá, Avenida Colombo, Zona 07, Maringá PR

Bloco F-67, Sala 014

Telefone: (44)3011-5932

petfisicauem@gmail.com

© 2022 PET-Física UEM

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page