Forró
- Gabriel Felipe de Souza Gomes e Cristhian Yohan
- 22 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
HISTÓRIA DO FORRÓ
Sua origem tem relação com bailes populares que eram realizados no final do século XIX. Na época era preciso molhar o piso do local onde essas festas aconteciam, pois eles eram feitos de "chão batido", ou seja, não havia revestimento, somente terra.
Muitas pessoas dançavam arrastando os pés para que a poeira não levantasse, daí o termo rastapé ou arrasta-pé. As festas também eram chamadas de "forrobodó", "forrobodança" ou "forrobodão".
O nome “forró” tem diferentes teorias em relação à sua origem. Uma delas é a do folclorista Câmara Cascudo sugerindo que o termo seja uma derivação do termo "forrobodó".
Outra hipótese bem difundida é que os ingleses, que se estabeleceram em Pernambuco, divulgavam os bailes com o escrito “for all” (para todos – no fonema: foróu) até que o brasileiros transformaram a expressão em forró.
FORRÓ COMO MUSICA E DANÇA
Esse estilo musical é associado a outros gêneros: o xote, o xaxado e o baião. São chamados também de forró tradicional ou forró pé-de-serra. Ao longo dos anos 80 e 90 o forró sofreu alterações e se tornou produto da indústria cultural. Atualmente também tem seu gênero forró universitário (porém, infinitamente melhor que o “sertanojo” universitário).
O forró é dançado em pares em posição de abraço fechado, usando contato corporal total ou parcial. A maneira de dançar é dependente do estilo de música tocada como baião, xote, xaxado, forró universitário ou eletrônico.
LUIZ GONZAGA
Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras do forró, cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo. Levou para todo o país a cultura musical do Nordeste.
A música “Asa Branca” foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga. O disco original foi lançado pela RCA, no dia 3 de março de 1947. Segundo Luiz Gonzaga, a música nasceu como toada, com raízes folclóricas.
Com letra de Humberto Teixeira e música de Luiz Gonzaga, Asa Branca retrata o sofrimento do povo do sertão do Nordeste brasileiro diante da seca que assola a região. Asa Branca foi gravada por diversos cantores, entre eles, Dominguinhos, Sérgio Reis e Baden Pawell.
PRINCIPAIS ARTISTAS
Além de Luiz Gonzaga temos outros artistas e grupos musicais que se destacaram no decorrer da história do forró como: Carmélia Alves, Dominguinhos, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Falamansa, Rastapé, Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Frank Aguiar e Aviões do Forró
Referências:
[1] L. Aidar, “História do Forró”, disponível em <https://www.todamateria.com.br/historia-do-forro/> acessado em 20 de janeiro de 2020.
[2] J.E.M. Ramos, “Forró”, disponível em <https://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm> acessado em 20 de janeiro de 2020.
[3] Cláudia Boëchat, “Luiz Gonzaga: no centenário do poeta sanfoneiro, o carnaval canta o baião”, disponível em https://rollingstone.uol.com.br/blog/musica-popular-brasileira/luiz-gonzaga-no-centenario-do-poeta-sanfon eiro-o-carnaval-canta-o-baiao
Comments