top of page
  • Luana Gonçalves e Raphael Fernandes

VIAGEM NO TEMPO E A SÉRIE DARK

Dark é uma série alemã de ficção científica, suspense e drama criada por Baran bo Odar e Jantje Friese e lançada pela Netflix, gravada em 01 de dezembro de 2017, desde então tem conquistado inúmeros fãs. Mas ATENÇÃO, você precisa saber que haverá alguns spoilers nesse texto.

A série conta a história de quatro famílias diferentes: Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann da cidade alemã Winden, e gira em torno de vários assuntos, dramas familiares, traição, vingança, entre outros. Mas a trama principal que queremos apresentar é revelada no 3° episódio, a viagem no tempo, quando descobrimos que um dos personagens entrou em uma caverna e viajou 33 anos para o passado. Mas será que a viagem no tempo é possível?

A viagem no tempo que ocorre na série citada pelos personagens é dada por diversos nomes, como buraco de minhoca, matéria escura ou até buraco negro, feita por uma possível máquina do tempo ou pelo interior da caverna da cidade que liga 33 anos do passado e 33 anos para o futuro. Segundo a série, a cada 33 anos fecha-se o ciclo lunar-solar em que as estrelas, os planetas e todo o universo estão alinhados e retornam à mesma posição. Aqui já podemos notar uma inconsistência com a realidade, pois todas as estrelas da via láctea, incluindo o sol, estão em constante movimento e a influência gravitacional entre si, torna impossível que elas voltem a mesma posição algum dia.

Sabemos que o nosso universo possui três dimensões espaciais (Latitude, Longitude e Altura), o físico britânico Stephen Hawking vem nos dizer que o tempo também é uma dimensão como qualquer outra. Quando você quiser marcar um encontro com alguém, além de definir um local no espaço tridimensional, você precisará definir uma coordenada de tempo, o “horário” do encontro. Ao aceitar que o tempo é uma dimensão, teoricamente seria possível viajar através dele. No entanto, ao viajar para o passado entramos no “paradoxo do avô”, se você viajasse para o passado e matasse seu avô antes de conhecer sua avó, você apagaria sua própria existência, mas então apagaria também o fato de ter voltado no tempo e assassinado seu antepassado. Essa inconsistência é o que faz a maior parte da comunidade científica descartar viagens para o passado.

Ok. Então vamos supor que seja possível viajar apenas para o futuro, Stephen Hawking nos mostra que mesmo se buracos no tempo fossem capazes de existir, seriam tão instáveis e pequenos que nem uma partícula de luz poderia atravessar. Entretanto, em 1988, um grupo de pesquisadores físicos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, introduziu que se fosse possível a criação de buracos de minhoca estáveis, eles teriam somente uma entrada e uma saída conectando tempos diferentes em um mesmo ponto do espaço e que para permitir a passagem de seres humanos, a energia teoricamente requerida seria de uma matéria com massa negativa (um conceito que unifica matéria escura e energia escura em um único fluido).

Agora nas palavras de Albert Einstein, segundo a teoria da relatividade restrita, a passagem do tempo para nós depende de algumas circunstâncias, tais como a curvatura do espaço-tempo, ditada principalmente pelo Sol, e a velocidade atingida pelo observador. Em outras palavras, vamos imaginar que estejamos em uma nave, quanto mais rápido nos movimentamos, mais devagar o tempo passa dentro da nave e mais rápido o tempo passa no universo. Um relógio dentro de um avião em movimento vai passar mais devagar do que o relógio da sua casa, mas essa diferença é milionésimos de segundo. Assim, para viajarmos para o futuro de forma considerável teríamos que nos aproximar da velocidade da luz (300 mil km/s), diferente do que acontece em Dark.

Apesar de “Dark” ser uma ótima produção de ficção científica e apresentar bons argumentos, ligar três momentos diferentes no tempo está bem fora realidade. A viagem no tempo só é possível de ser realizado em direção ao futuro e seria necessário uma quantidade extremamente grande de energia, não apenas a energia utilizada do césio-137 como é mostrado na série.

Referências:

[1] https://metagalaxia.com.br/series/analise-de-dark-da-netflix/ acesso em 05/07/2020

[2] https://www.gazetadopovo.com.br/cultura/toda-a-ciencia-por-tras-da-serie-dark-da-netflix-aa94oc7cb5vr1389sjzm9q9s1/ acesso em 05/07/2020

[3] http://farofageek.com.br/series/dark-tabua-esmeralda-triquetra-uroboros-afinal-quem-e-noah/#:~:text=A%20cada%2033%20anos%20%28o%20n%C3%BAmero%203%20%C3%A9,universo%20est%C3%A3o%20alinhados%20e%20retornam%20%C3%A0%20mesma%20posi%C3%A7%C3%A3o. acesso em 05/07/2020

[4] https://hypescience.com/stephen-hawking-viajar-no-tempo/ acesso em 05/07/2020

[5]https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=materia-massa-negativa-unifica-materia-escura-energia-escura#.XwNPieWSnIU acesso em 05/07/2020

23 visualizações
Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda
bottom of page