top of page

Aniversários

  • João Augusto e Cristhian Yohan
  • 15 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Uma data que é comemorada todos os anos, são… todas elas, mas tirando a parte do humor, o aniversário é o evento comemorativo que mais ocorre num ano. Afinal, quantos amigos e parentes não celebram os aniversários de datas importantes como o casamento e o nascimento, não é mesmo? Mas...você sabe qual a origem desta comemoração?

O aniversário é uma data comemorada num determinado dia de um mês, onde celebra-se algo ocorrido de importante numa data igual ao do evento já ocorrido no ano anterior ou mesmo antes. Esta palavra vem do latim anniversarius, que significa “aquilo que volta” ou “aquilo que acontece todos os anos”. A título de curiosidade, a palavra utilizada para ter o significado de aniversário no latim é natalis, que séculos mais tarde originou a palavra Natal.

O hábito de se comemorar o aniversário é antigo. Faraós e Herodes, que não serviam à entidade suprema cristã, eram os únicos que comemoravam naquela época, segundo a Bíblia. Em nenhum outro lugar está descrita comemorações similares por nomes santos citados no livro - talvez porque tais celebrações eram consideradas pagãs. Os gregos, por outro lado, diziam que cada pessoa tinha um espírito protetor ou um gênio inspirador que assistia o nascimento e a vida da pessoa, e que ele tinha uma relação mística com os deuses na data em que nasciam. Então, tal data era, de certa forma, especial. Acreditava-se também que as celebrações tinham um poder do bem ou do mal, pois as pessoas estavam mais perto do mundo espiritual neste dia.

O aniversário, como o conhecemos hoje, começou a ganhar forma a partir da Roma antiga, quando as pessoas faziam oferendas aos deuses em favor de outra pessoa, fazendo uma cerimônia para isso. Se a cerimônia fosse mal feita, os deuses do Olimpo poderiam não gostar - então, geralmente, ela era bem feita! Contudo, a Igreja começou a banir tais rituais por serem considerados pagãos.

A festa propriamente dita, como conhecemos, com presentes e comemorações, surgiu com a Igreja, no século V, quando o nascimento de Cristo começou a ser celebrado. A prática conhecida hoje só ganhou importância após um festival comemorativo coletivo alemão no século XIX.

Atualmente, os aniversários de natalidade são os que contém maior simbologia com bolo, velas e o canto de parabéns. O bolo teve sua origem nas oferendas, as velas eram feitas porque acreditavam que a fumaça delas levava as preces dos fiéis até o céu e protegiam o aniversariante. A canção de parabéns vem originalmente da música “Good Morning to All” das estadunidenses irmãs Hill, com a mesma melodia se fez Happy Birthday to You, a versão brasileira é de autoria de Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999). Em 1942, a Rádio Tupi promoveu um concurso para escolher a versão brasileira da música. Dona Bertha foi a vencedora e em pouco tempo a música se popularizou nas comemorações e permanece até hoje sendo uma cultura de aniversários.

As festas de aniversário são tradicionais comemorações familiares, porém com a pandemia do coronavírus elas terão que ser adiadas, mas os amigos e a família podem se encontrar virtualmente por uma chamada de vídeo ou uma ligação. Se já passou o seu dia neste ano ou se ainda está chegando, de qualquer maneira, o PET-Física e os autores desse texto desejam a você muitos anos de vida e felicidades. Parabéns à todos!

Referências:

[1] ”Qual a origem das festa de aniversário”; Online Star Register. Disponível em: https://osr.org/pt-br/blog/dicas-presentes/aniversario. Acesso em 13 de julho de 2020.

[2] “Aniversário”; Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aniversário. Acesso em 13 de julho de 2020.

[3] MUNDO ESTRANHO, redação. “Qual a origem da festa de aniversário”; Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-origem-da-festa-de-aniversario. Acesso em 13 de julho de 2020.

[4] MOTOMURA, Marina. “Quando surgiu o costume de comemorar aniversários”; Superinteressante. Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br/materia/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios. Acesso em 13 de julho de 2020.

[5] DANTAS, Tiago. "Aniversário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/aniversario.htm. Acesso em 14 de julho de 2020.

[6] LESME, Adriano. "História do Parabéns"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/historia-parabens.htm. Acesso em 14 de julho de 2020.

[7] LINTON, Ralph; LINTON, Adelin (1952). The Lore of Birthays (em inglês) I ed. Nova Iorque: [s.n.] p. 8, 18-20

Comments


Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda

Universidade Estadual de Maringá, Avenida Colombo, Zona 07, Maringá PR

Bloco F-67, Sala 014

Telefone: (44)3011-5932

petfisicauem@gmail.com

© 2024 PET-Física UEM

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page