COMETAS, ASTEROIDES, METEOROS E METEORITOS
- Paulo Vitor e Gabriel Tolardo
- 29 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Todos nós, em algum momento da vida, já ouvimos falar sobre cometas, asteroides, meteoros e até mesmo meteoritos. Especialmente atualmente (26/07/2020), com a aparição do cometa Neowise. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre esses quatro corpos celestes, se você é uma delas, sugiro que termine esta leitura para aprender de uma vez por todas, o que caracteriza cada um desses corpos.
Já aproveitando o aparecimento do cometa Neowise, vamos entender: como se formam os cometas ? Eles surgem no limite do Sistema Solar. Lá, existe uma quantidade muito grande de água no estado sólido e pedras (formadas por poeira) que ficam orbitando lentamente. Às vezes essas pedras, repletas por gelo em sua volta, se desviam entre si, podendo ir pra fora ou pra dentro do Sistema Solar. Quando eles vem para dentro do Sistema Solar, costumam fazer uma órbita elíptica e ao passar perto do Sol, o gelo começa a derreter, formando uma calda que reflete a luz do Sol, em seguida volta para o limite do Sistema Solar e congela. Esse processo se repete, até que o cometa vai perdendo massa. Então sua órbita vai aumentando e ele vai passando cada vez mais perto do Sol, até que ele seja engolido por este ou trombe em algum astro no caminho.
Por outro lado, temos os asteroides. Estes, assim como os planetas, possuem uma órbita bem definida ao redor do Sol, entretanto não possuem uma simetria esférica, e ainda, sua massa é muitas vezes menor do que a de uma planeta. A teoria mais aceita para a formação dos asteroides é que eles se formaram a partir da explosão que deu origem ao universo, mas não se fundiram a nenhuma massa de planeta. Vale ressaltar também que, um asteroide é um meteoro, enquanto está atravessando a atmosfera de algum planeta. Isso nos leva a pergunta: o que é, então, um meteoro ?
Um meteoro é qualquer objeto celeste que atinge a atmosfera terrestre, o atrito desse corpo sólido com os gases atmosféricos geram um rastro luminoso no céu, esse efeito os tornou conhecidos como “estrela cadente”. A maioria dos meteoros acabam sendo desintegrados na atmosfera, porém aqueles que conseguem chegar a superfície da terra recebem o nome de meteoritos.
Além disso, outro nome menos conhecido é o dos meteoroides, que são simplesmente pequenos fragmentos de grandes rochas espaciais como os cometas ou asteroides.
Então uma maneira simplificada de se lembrar o que é cada um desses corpos seria pensar o caminho do maior pro menor. Primeiramente, um cometa ou um asteroide (você pode diferenciá-los pelo rastro luminoso presente nos cometas) perde um pedaço que fica à deriva no espaço, logo, esse pedaço se torna um meteoroide. Em seguida esse meteoroide pode entrar na atmosfera da Terra, assim se tornando um meteoro. Por fim, caso ele não tenha sido vaporizado na queima ele atinge a superfície terrestre e se denomina um meteorito.


Referências:
[1] https://super.abril.com.br/mundo-estranho/do-que-sao-feitos-os-cometas/
[2] https://brasilescola.uol.com.br/geografia/asteroides.htm
[3] https://canaltech.com.br/espaco/diferenca-entre-meteoro-meteorito-meteoroide-asteroide-e-cometa-153277/
Comments