top of page

RESENHA DO LIVRO "AMOR EM TEMPOS DE CÓLERA" DE GABRIEL GARCIA MARQUEZ

  • Isabela Antunes de Souza Lima e Paulo Vitor Altoé
  • 2 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura

O Amor nos Tempos de Cólera é um livro do gênero realismo fantástico que foi publicado em 1985 pelo colombiano Gabriel García Márquez e que teve como inspiração a história de amor dos seus pais, a obra foi transformada em filme em 2007 e teve como atores principais Javier Bardem e Giovanna Mezzogiorno. A história se passa na América Latina, durante o século XIX e retrata o romance entre Florentino e Fermina, que trocam correspondências por dois anos até serem proibidos dos continuar e Firmina casa-se com outro homem, mesmo com o amor dos dois sendo desaprovado por Lorenzo, pai de Fermina, Florentino não perde as esperanças, e quando ela se torna viúva ele vê uma nova oportunidade de conquistá-la. A narrativa do livro é feita em terceira pessoa com poucos diálogos, a obra é dividida em capítulos, porém estes não possuem títulos individuais. A maior parte da história se passa no Caribe, após uma epidemia de cólera, na sociedade ainda havia resquícios do medo que a doença causava, além de também estar no meio de uma guerra civil colombiana. A trama tem início já na velhice dos personagens, porém é constituída de diversos “flashbacks” para fazer com que o leitor entenda como Fermina e Juvenal chegaram até aquele ponto do casamento retratado no início do livro, são nestas lembranças da juventude de Firmina que o autor nos apresenta Florentino. Apesar de não estarem apaixonados profundamente no momento do casamento, Juvenal e Fermina aprendem a se amar e tem um casamento feliz durante 50 anos, apesar dos problemas que acontecem com todo casal normal. Já nos primeiros capítulos Juvenal falece, deixando Fermina viúva, e Florentino no mesmo dia vai declarar seu amor à ela dizendo que sempre a esperou, porém a amada não corresponde o sentimento e o manda embora. Durante o enredo é apresentado o amor de Florentino por Fermina, desde a juventude eles trocavam cartas de amor, essa relação a distância perdurou por alguns anos e quando finalmente eles se encontram face a face, Fermina casa-se com Juvenal. Após a morte de Juvenal, mais tempo se passa e aos poucos Florentino vai conquistando o afeto da amada, até que finalmente consegue tê-la para si. O ambiente porém, não um dos mais normais para se retratar quando se trata de uma linda história de amor, após todos os anos de espera e insistência, quando Fermina finalmente se rende ao amor e amizade de Florentino, eles vão para uma “lua de mel” em um barco e durante essa viagem são retratados cadáveres mortos pelo cólera ou pela guerra flutuando pelo rio; as floresta, povoados e os próprios rios estão devastados, retrato do desespero da população. E é assim que é representada todas as vivências de Juvenal, Fermina e Florentino, rodeado de amor, dor e morte.

A peculiar escrita de José García Marquez no livro “O amor nos tempos de Cólera” gera muitos debates por conta de sua longa e extremamente detalhada escrita, sempre inserindo sentimentos, memorias e histórias para aprofundar ainda mais o enredo da história de amor que conta do momento que se conheceram, a admirável espera de 51 anos, 9 meses e 4 dias de Florentino Ariza e reencontro do casal, mesmo essa história de amor não muito romântica comparada com contos de fadas, a história tenta manter um realismo, mostrando belas histórias de amor, cotidianos monótono e acontecimentos bem desconfortantes.

Considerado um dos autores mais importantes do século XX, o colombiano Gabriel José García Marquez nasceu em 6 de março de 1927 em Aracataca. Ele foi um escritor, jornalista, editor, cineasta e político. Entre seus muitos feitos os que mais se destacam são o Prémio Internacional Neustadt de Literatura de 1972 e o Nobel de Literatura de 1982.

Gabriel Garcia Márquez foi um representante do realismo mágico onde a principal particularidade desta corrente literária é fundir o universo mágico à realidade, mostrando elementos irreais ou estranhos como algo habitual e corriqueiro. As suas obras também continham temas políticos e sociais da América Latina, como a condição humana, especialmente a solidão. Alguns de seus livros conhecidos são: "A revoada (O enterro do diabo)”, "Ninguém Escreve ao Coronel”, “O Veneno da Madrugada”, “Cem Anos de Solidão”, “O Outono do Patriarca”, “Crônica de uma Morte Anunciada” e “Viver para Contar”. Gabriel García Márquez faleceu em 17 de abril de 2014 aos 87 anos, no México vítima de uma pneumonia.

No livro, a cólera afeta muito o cenário onde se passa a história, a doença que teve sua primeira epidemia global em 1817, matou centenas de milhares de pessoas e até hoje aflige vários países. Por isso, em meio a pandemia do coronavírus se possível fique em casa e se proteja. Além disso, nunca pare de estudar e consumir conteúdos de qualidade, aproveite esse momento para nutrir e cuidar de seu corpo e sua mente. Em nome do PET Física da UEM desejamos saúde e consciência a todos nesse momento difícil.

Livro o amor nos tempos do cólera.

Imagem: https://www.amazon.com.br/dp/B07QC4F3MN/

Gabriel García Marquez.

Imagem: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06/cultura/1520290870_404126.html

Referências:

https://www.infoescola.com/biografias/gabriel-garcia-marquez/

https://www.infoescola.com/literatura/realismo-magico/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109071/

Comentários


Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda

Universidade Estadual de Maringá, Avenida Colombo, Zona 07, Maringá PR

Bloco F-67, Sala 014

Telefone: (44)3011-5932

petfisicauem@gmail.com

© 2024 PET-Física UEM

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page