COMO FUNCIONA UMA EXPLOSÃO?
- Gabriel Felipe e Paulo Vitor Altoé
- 20 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Durante o percurso da humanidade houveram inúmeras tragédias relacionadas a explosões, como as bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki. Infelizmente no dia 04/08 tivemos outra tragédia envolvendo explosões no porto de Beirute, no Líbano.
Uma explosão é caracterizada pelo rápido aumento de volume e a grande liberação de energia, normalmente acompanhada por altas temperaturas, produção de gases e forte estrondo. Podemos classificar as explosões em dois tipos de combustão, as deflagrações e as detonações. Deflagração é um processo de combustão infrassônica que normalmente se propaga através de condutividade térmica e Detonação é um processo de combustão supersônica em que a energia liberada na zona inicial de reação propaga-se através do material na forma de uma onda de choque.
No entanto possuem explosões que apresentam os dois tipo de combustão, como nas supernovas e em explosões químicas, uma chama que se move a velocidade infrassônica (deflagração) evolui espontaneamente para uma chama provocada por um choque supersônico (detonação), com uma produção de energia muito maior.
Para falarmos de explosões não podemos deixar de lado a maior de todas, a responsável por tudo que temos hoje, o famoso Big Bang. A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientistas George Gamow e pelo astrônomo Georges Lemaître. Segundo os pesquisadores, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, nesse caso o termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia que criaria o espaço-tempo.
Outra grande explosão que transformou o mundo que temos hoje foram as bombas atômicas que foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. A bomba lançada sobre a cidade de Hiroshima era uma bomba nuclear de urânio-235 com uma potência estimada de 16 quilotons (equivalente a 16 mil toneladas de TNT), as bombas de urânio-235 utilizam do isótopo de urânio U-235, devido a sua instabilidade, quando em contato com um nêutron ele é capaz de liberar grande energia além de liberar mais três outros nêutron gerando uma reação em cadeia, como apresentado na reação a seguir:
n + 235U92 → 91Kr36 + 142Ba56 + 3n + energia
A bomba chamada Little Boy, que foi lançada em Hiroshima, resultou na morte de mais de 80 mil vítimas imediatas e um total de mais de 140 mil mortes em decorrência das queimaduras e dos ferimentos causados pela explosão e dos danos causados pela exposição à radiação. Uma explosão que foi responsável por criar muito medo e sofrimento, só ao imaginar o cenário que seria uma terceira guerra mundial.


Referências
[1] https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=como-acontece-uma-explosao&id=010170191126#.XzrX_ehKjcc , acesso 17 de agosto de 2020
[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Explos%C3%A3o#:~:text=Uma%20explos%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20processo,redor%20do%20local%20onde%20ocorre. , , acesso 17 de agosto de 2020
[3]https://brasilescola.uol.com.br/geografia/big-bang.htm, acesso 19 de agosto de 2020
[4]https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bomba-atomica.htm, acesso 19 de agosto de 2020
Comments