top of page

HIPÁTIA

  • Ariane Guanini e Raphael Fernandes
  • 4 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Também conhecida como a primeira mulher matemática, Hipátia de Alexandria nasceu por volta do ano 355 a. C. e recebeu instruções logo cedo pois era filha de Theon, que era matemático, filósofo, astrônomo e um dos últimos diretores do Museu de Alexandria. Embora de uma beleza e eloquência notáveis nunca se casou, dedicando sua vida a estudar e ensinar o maior número de pessoas que conseguisse.

Hipatia estudou astronomia, religião, poesia, artes e ciências exatas numa escola neoplatônica em Athena, alguns estudos apontam que ela tentou unificar a aritmética de Diofano (3 a.C) com o neoplatonismo. Sua capacidade excepcional de falar em público e sua inteligência levaram-na à alcançar cargos altos na sociedade romana na época. Foi professora de matemática e filosofia quando retornou ao Egito e posteriormente, diretora da academia de Alexandria. Junto com seu pai, desenvolveu comentários sobre a obra de Euclides (que são 13 livros de geometria, álgebra e aritmética, escritos pelo matemático grego Euclides) e Apolônio (As Cônicas) tornando-as mais fáceis de se compreender.

Não sentia vergonha de sair às ruas de Alexandria e ministrar palestras junto aos magistrados. Possuía tamanha dignidade e reconhecimento que frequentava as mesmas assembleias que as autoridades masculinas. Hipátia se tornou a matemática mais influente em toda Alexandria e foi conselheira do prefeito do império romano no oriente.

Infelizmente a maior parte dos trabalhos de Hypatia foi perdido durante a destruição da biblioteca de Alexandria no século 6. O que sobrou são evidências históricas de que ela inventou o astrolábio, uma espécie de calculadora astronômica que foi usada até o século 19, também participou da criação do hidroscópio, um aparato para medir líquidos. Evidências essas, registradas por seu aluno Sinésio de Cirene, com o qual trocava correspondências sobre diversos temas. Embora partilhasse do gosto pela matemática e ciências de sua tutora acabou se tornando bispo e filósofo.

Hipátia viveu em um período de constantes conflitos entre cristãos e pagãos, o cristianismo estava se espalhando e cada vez mais autoridades se tornaram adeptos.

A maneira de Hipátia de tratar todos os seus alunos igualmente, cristãos e pagãos, despertou revolta em fundamentalistas cristãos. Por defender o racionalismo científico, Hipátia foi acusada de blasfêmia, sentimentos anticristãos e até mesmo bruxaria. Como resultado, Hipátia foi vítima de um dos assassinatos mais brutais da história. Não se sabe ao certo o que motivou seu assassinato, entretanto crê-se que ela era amiga de Orestes, prefeito imperial de Alexandria e este era um cristão tolerante com outros grupos religiosos, porém o bispo da igreja, Cirilo, era extremamente intolerante. Talvez essa amizade tenha sido entendida como um motivo para que o prefeito não se tornasse um homem da igreja como o bispo e então Hipátia foi retirada de sua carruagem, levada até uma igreja, esfolada viva e após isso esquartejada e queimada como um animal indigno.

A história de Hipátia serviu de inspiração para uma adaptação nos cinemas. O filme “Ágora”, lançado em 2009, conta como foi a juventude e o fim da filósofa grega, interpretada por Rachel Weisz.

Com a intenção de preservar a história desta e de outras mulheres icônicas, três pesquisadoras brasileira escreveram o livro “A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas”, que é uma extensão do projeto “Mulheres na Matemática” da UFF criado em 2017 . O livro está disponível em plataforma digital e gratuita na internet.

Referências:

[1] FABRO, Nathalia. Conheça Hipátia de Alexandria, a primeira mulher matemática da história. Revista Galileu. 20, Ago 2019. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2019/08/conheca-hipatia-de-alexandria-primeira-mulher-matematica-da-historia.html>. Acesso em: 31, Ago 2020.

[2] NOAH, Pedro. Hipátia de Alexandria: uma matemática contra a intolerância. Socientifica. Disponível em: <https://socientifica.com.br/hipatia-de-alexandria-uma-matematica-contra-intolerancia>. Acesso em: 01, Set 2020.

[3] O mistério da brutal morte de Hipátia, a primeira matemática da História. BBC News Mundo. 09, Dez 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-46501897>. Acesso em: 01, Set 2020.

[4] Hipátia: da Antiga Escola Neoplatônica de Alexandria. Socientifica. Disponivel em: <https://socientifica.com.br/hipatia/>. Acesso em: 01, Set 2020.

コメント


Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda

Universidade Estadual de Maringá, Avenida Colombo, Zona 07, Maringá PR

Bloco F-67, Sala 014

Telefone: (44)3011-5932

petfisicauem@gmail.com

© 2024 PET-Física UEM

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page