A importância da chuva
- Cristhian Y. C. Fernandes e Lucas F. Bizerra
- 3 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Com certeza é um consenso entre nós humanos que a chuva é extremamente importante para a nossa sobrevivência, mas você sabe porque ela é tão benéfica? Primeiramente, a água é um dos componentes essenciais para a manutenção da vida, sem ela sequer existiríamos, a água é responsável por distribuir os nutrientes do nosso corpo, regular nossa temperatura corporal, além de participar de quase todas as reações químicas que realizamos. A chuva também faz o mesmo para as plantas, afinal elas também são seres vivos, além de serem recursos importantíssimos para nós, desde a agricultura que nos fornece alimento, até as florestas e algas que produzem novas chuvas e oxigênio. Outro ponto importante da chuva é na produção de energia elétrica, no Brasil, 90% da energia elétrica vem das usinas hidroelétricas. Todos os setores da indústria também precisam de água, para vocês terem uma noção, um carro gasta por volta de 400 mil litros de água para ser construído. Vale lembrar que apesar da água ser um recurso abundante na Terra, a água doce é um recurso extremamente limitado, cerca de 97,3% da água disponível é salgada, ou seja, temos somente 2,7% de água doce, além disso 2,4% dessa água doce está em locais de difícil acesso, como geleiras e regiões subterrâneas, por isso cerca de 40% da população mundial sofre com a escassez de água, então é importante criarmos uma consciência sobre o uso da água e sobre o reuso da água da chuva, por exemplo, como a água da chuva não é tratada para bebermos, podemos armazenar ela em baldes (a água da máquina de lavar também) e usá-las para regar o jardim, para lavar a calçada ou o carro, assim economizamos água potável para beber e aproveitamos a água da chuva para as demais tarefas.
Depois de falar tanto sobre como a chuva é extremamente relevante, você sabe como ela se forma? Esse é um dos fenômenos mais interdisciplinares pois se relaciona com a química, física e a geografia visto que a presença da chuva ou a falta dela é uma característica quando define-se biomas e ecossistemas. A chuva faz parte do ciclo da água, ele acontece da seguinte forma: primeiro a água presente na Terra evapora com a incidência dos raios solares, assim passando do estado líquido para o estado gasoso que sobem na atmosfera, em lugares com muita presença de água essa evaporação torna o ar úmido, enquanto que em lugares com pouca presença de água este ar é mais seco; em segundo lugar o vapor de água se encontra na atmosfera e o choque entre as moléculas as fazem condensar formando gotículas de água ou cristais de gelo, porém essa água continua suspensa por conta das correntes de ar; por fim caso haja um grande quantidade de água suspensa essas moléculas conseguem superar a força das correntes e por conta da gravidade caem até a terra com velocidade constante já que o ar provoca uma força de arraste que faz a gotícula não adquirir altas velocidades provocando o que conhecemos como chuva.
Mas o que são os trovões? relâmpagos? a Neve? o granizo? Vamos começar pelo último, a chuva de granizo acontece quando a temperatura está baixa o suficiente para fazer com que a água continue no estado sólido ao cair, já a neve acontece quando a temperatura está extremamente baixa e a água se organiza em flocos de neve dentro da nuvem e quando estão caindo permanecem no seu estado, já no caso de temperatura não tão baixas mesmo que se tenha formado flocos de neve a água passa para o estado líquido ao cair. E os dois primeiros são a representação sonora e visual de um raio, um raio é formado quando um nuvem extremamente carregada gera um campo elétrico e com o acúmulo de água a nuvem fica cada vez maior e sua diferença de potencial das extremidades aumenta ao ponto de gerar uma liberação de energia que visualmente forma o relâmpago, essa descarga elétrica atravessa o ar de uma maneira extremamente veloz aquecendo e expandindo o espaço ao seu redor gerando um som estrondoso conhecido como trovão, assim o relâmpago vem primeiro que o trovão porque a velocidade da luz é superior à do som.
Referências
[1] “Chuva”. Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:
<https://escola.britannica.com.br/artigo/chuva/482326>. Acesso em: 31 de maio de 2021.
[2] “A importância da chuva para o meio ambiente”. Disponível em: < http://www.pronaturezaviva.com.br/importancia-da-chuva-para-meio-ambiente/ > Acesso em: 31 de maio de 2021.
[3] “Energia Hidrelétrica”. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm > Acesso em: 31 de maio de 2021.
[4] “Quanto de água consome a produção de um carro?”. Disponível em: < https://www.autodata.com.br/noticias/2019/03/22/quanto-de-agua-consome-a-producao-de-um-carro-/28517/ > Acesso em: 31 de maio de 2021.
[5] “Como se formam as nuvens?”. Público, 2006. Disponível em:
<https://www.publico.pt/2006/10/29/jornal/como--se-formam--as-nuvens-104518>. Acesso em: 31 de maio de 2021.
[6] “Raios e trovões”. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/raios-trovoes.htm>. Acesso em: 31 de maio de 2021.
Comments