BARÔMETRO CASEIRO
Sabe-se que a Física é uma área do conhecimento mal compreendida na maioria das vezes. Isto deve-se a falta de uma didática bem elaborada, falta de uma base sólida ou ainda falta de aplicação da teoria na prática, ou mesmo tudo isso junto, causando um efeito cascata que acaba fazendo algumas pessoas odiarem a física. Então, com o objetivo de mostrar aos alunos que a Física não é complicada, e que sim, é possível entender qualquer conceito, desde que seja bem explicado, o PET-Física construiu um barômetro caseiro.
Como a pressão está muito presente em nossas vidas - influenciando o clima por exemplo - o barômetro aplicado na área de termologia, mais precisamente na área da termodinâmica, serve como uma ponte entre o teórico e prático auxiliando o professor na sala de aula, incentivando o interesse do aluno pelo conhecimento. O professor na sala pode utilizar o barômetro com diversas abordagens, mas a principal é fazer os alunos entenderem como ocorrem os processos de diferença de pressão, e ainda, entender como a pressão atmosférica está relacionada com fenômenos climatológicos.
O barômetro funciona comparando a pressão do dia atual com uma pressão de referência, e então, é capaz de informar se a pressão atmosférica do dia é maior, menor ou igual à pressão do dia em que foi inicialmente medida. A pressão de referência está em um copo dentro de um pote maior, de modo que a pressão atmosférica tenha contato com a do copo por meio de um tubo. Na boca do copo está presa uma bexiga esticada, na qual um canudo está anexado. Assim, as variações de pressão podem ser evidenciadas quando o canudo sobe ou desce. Caso o barômetro marque uma pressão atmosférica maior do que a de referência, é sinal de que o ar está mais pesado (frio e seco), implicando em um tempo bom e/ou frio. Neste caso dificilmente haverá chuva, pois não existe um movimento muito intenso das massas de ar, que carregam a umidade. Entretanto, se o barômetro indicar uma pressão atmosférica menor do que a pressão de referência, é sinal de que o ar está mais leve e, portanto, subirá na atmosfera levando calor e umidade que, posteriormente, irá se condensar e precipitar na forma de chuva.
Tendo em vista as abordagens tanto direcionadas à área de ensino quanto a aplicações diversas da medição de variação pressão verifica-se a versatilidade do experimento apresentado, uma vez que este pode auxiliar tanto em questões simples do dia a dia quanto por se constituir uma excelente ferramenta alternativa de ensino diferenciado. Sendo assim, o instrumento serve para propósitos interdisciplinares, ajudando os alunos a compreenderem os fatores envolvidos no sistema.
REFERÊNCIAS:
O artigo do barômetro está disponível em https://www.researchgate.net/publication/345786863_BAROMETRO_CASEIRO e no site do grupo PET-Física, onde é contado mais sobre o mesmo.
Comments