COMO É MEDIDA A QUANTIDADE DE CHUVA DE UM LOCAL?
- Ariane Guanini
- 3 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2021
Recentemente, aqui na cidade de Maringá estamos passamos por um período extremamente chuvoso pois estamos no verão, estação que permite um aquecimento diurno muito maior que em outras estações bem como umidade relativa do ar mais elevada, um combo perfeito para a formação de nuvens espessas e chuvas frequentes, por várias vezes acompanhadas de granizo e vendavais.
De acordo com o boletim climatológico do verão de 2020/2021 do SIMEPAR (Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná) a média de chuva acumulada no Norte do Paraná no mês de janeiro (macro região que abriga a cidade de Maringá) é de 140 mm-230 mm com temperaturas variando entre 19,5°C - 29,9°C .
Para que se chegue nesses valores, o chamado índice pluviométrico, que nada mais é que a medida de chuva em um determinado local em certo espaço de tempo, é medido por estações climatológicas com um aparelho chamado pluviômetro, constituído basicamente de uma fita milimetrada que se encontra dentro de um recipiente nivelado onde seja possível acomodar uma quantidade de água vinda da chuva.
Mas o que significa um valor de chuva em milímetros quando convertido para litros?
Quando afirmamos que em determinado local choveu 200 mm (milímetros) estamos afirmando que, considerando que tenhamos uma fita medidora colocada verticalmente em um espaço de 1m² (metro quadrado) nesta fita haveria água até a altura de 200 mm. Essa quantidade de água pode também ser determinada em unidades de volume: Sabendo que 200 mm é o equivalente a 0,2 m (metro) o volume de água no local seria dado pelo volume do paralelepipedo, que é V= (área da base) x (altura), ou seja V= (1 m²) x( 0,2m) , que é 0,2m³.
Como 1m³ abriga 1000L (litros) de água o volume será V= 0,2 x 1000 = 200L
Ou seja, em uma área de 1m² (metro quadrado) temos 200 litros de chuva.



REFERENCIAS
Comments