top of page
  • Natália Bialetzki e Luiz Gustavo

Eclipse anular do Sol em 14 de Outubro de 2023

No último dia 14 de outubro de 2023, os brasileiros puderam presenciar um fenômeno que há muito tempo intriga e maravilha os seres humanos: um eclipse solar. Nesse dia, a população do Brasil pode ver a Lua se alinhando entre a Terra e o Sol, deixando uma imagem no céu um tanto quanto espetacular. 

Para tal evento, o grupo PET-Física realizou uma observação astronômica a fim de fotografar o eclipse para trabalhos futuros. Sábado (14/10/2023), às 15 horas, montamos nosso telescópio no estacionamento da Universidade Estadual de Maringá e, com lentes apropriadas, conseguimos registrar com algumas fotos do evento, o qual durou até próximo das 17h.




Figura 1: Fotos do eclipse no dia 14 de outubro de 2023 (Fonte:NEVES, M. C. D., 2023)



Explicando o fenômeno


Na Astronomia, “eclipsar” significa esconder ou interceptar a luz vinda de um astro. Um eclipse solar pode ser parcial ou total. Um eclipse do sol total acontece quando a umbra da lua, sombra interna, projeta-se sobre a superfície terrestre juntamente com a penumbra, a sombra externa da lua. Já um eclipse solar parcial ocorre quando o Sol é apenas parcialmente encoberto pela Lua, projetando a penumbra lunar sobre a Terra.





Figura 2: Esquema ilustrativo de um eclipse solar. (Fonte: Campos, M., 2022.)


Um tipo especial de eclipse parcial solar é o eclipse solar anular, o que ocorreu no último sábado. Este acontece devido um maior distanciamento da Lua à Terra. Assim, quando os três astros se alinham na fase nova da lua, o sol não fica totalmente encoberto pela Lua e é possível ver apenas um anel do disco solar no céu, um “anel de fogo”. Entretanto, somente as regiões mais centrais na penumbra veem um eclipse solar anular. No restante dessa faixa, é observado como um eclipse solar parcial, como exemplificado pelo próprio fenômeno do dia 14, quando regiões do Nordeste brasileiro puderam ver o eclipse completo, mas o resto do país, e assim, nós no Paraná, o observaram como um eclipse solar parcial. Veja as fotos.


Referências 

[1] REIS, N. T.O. Eclipses ao longo dos Séculos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014522.pdf. Acesso em: 31 out 2023.

[2] DIAST-CGCE/MCTi. Eclipse anular do Sol em 14 de outubro de 2023. Brasília: MCTi. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/eclipse-anular-do-sol. Acesso em: 31 out 2023.

[3] NEVES, M. C. D. Eclipse anular do Sol fotografado em João Pessoa.  Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CyZScSlgCYN/?img_index=5. Acesso em: 16 out 2023.


7 visualizações
Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda
bottom of page