top of page

NANOTECNOLOGIA

  • Luciane Ferreira Silva e Samuel Salvador dos Santos
  • 11 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de set. de 2022

Você já se perguntou como seria ter uma roupa que nunca amarrota? Ter produtos de skincare que conseguem penetrar as camadas mais profundas da pele? Detectar a presença de patógenos em qualquer alimento? Tudo isso pode ser possível por meio da nanotecnologia!

A nanotecnologia é a manipulação e desenvolvimento de componentes na escala nanométrica. Um nanômetro equivale a 1.10-9(0,000000001) metros. A manipulação desses componentes em uma escala tão pequena é fundamental para o desenvolvimento tecnológico mundial, e só é possível porque os materiais não se comportam da mesma maneira como os vemos. Na nanoescala estes podem receber propriedades diferentes como a condução de eletricidade, tornarem-se mais reativos, mudarem de cor, entre outras.

Esse tipo de manipulação foi criado entre os anos 1960 e 1980, mas ganhou grande poder comercial no fim do século 20 e está crescendo imensamente desde então. Segundo o relatório Global Nanotechnology Market da Research & Markets, essa indústria chegará a valer 125 bilhões de dólares em dois anos.

Na nanoescala os materiais possuem estruturas estáveis, são mais fortes, finos, duráveis e melhores quando comparados em sua forma macroscópica. A nanotecnologia é usada em diversos setores da indústria e da tecnologia, e em estudos da Física, Química, Biologia e Medicina.

Além das contribuições para a indústria têxtil, alimentícia e de produtos de beleza, a nanotecnologia oferece inúmeras aplicações para as mais diversas áreas, como, por exemplo: o desenvolvimento de um semicondutor capaz de dobrar a quantidade de luz solar convertida em corrente elétrica; nanomateriais capazes de combater células cancerígenas de forma seletiva, sem prejudicar células saudáveis; os displays de OLED para TVs e smartphones, que oferecem cores mais ricas e menor consumo de energia; entre muitas outras.

Como dito anteriormente, os materiais se comportam de forma diferente na escala nanométrica, e isso pode ser prejudicial em muitos casos: um exemplo é a interação de nanopartículas com seres vivos. Vários materiais que não apresentam capacidade de interagir com nossos organismos em escala normal, poderiam entrar em nossa corrente sanguínea através dos pulmões na escala nanométrica com muita facilidade, por meio de nossa narinas ou penetrando nossas peles. Um material prejudicial é o amianto, que foi desenvolvido para ser quimicamente inerte, mas depois foi descoberto que produzia pequenas fibras quando rompido, e que podiam ser inaladas e alojadas no pulmão causando câncer. Esse efeito negativo só acontece pelo seu tamanho e a forma como interage com as estruturas pulmonares.

Por outro lado, na Medicina essa tecnologia é utilizada no tratamento de câncer, cujo princípio está na liberação controlada dos remédios. O princípio ativo é encapsulado em nanoestruturas, como se fossem pequenas naves (nano naves) que circulam pelo corpo humano e só liberam o remédio quando o tumor cancerígeno é encontrado. Graças a esse método reduz-se os efeitos colaterais, além de aumentar a eficiência do tratamento.

Embora seja algo muito promissor, depende de cautela e plena atenção aos padrões éticos e de segurança, para que possa cada vez mais trazer benefícios e novas possibilidades para a saúde da população. Seu uso ainda é complexo, de caro desenvolvimento e exige ainda muitos e muitos anos de pesquisa.



Exemplo de uma forma de direcionar bactérias, carregando cargas de drogas quimioterápicas diretamente para um tumor (Montreal Polytechnique e da McGill University) – (Laboratório de Nanorobótica / Polytechnique Montreal – Canadá).


Referência


DOMINGUEZ, Victor de Oliveira Ruiz. Nanotecnologia: uma pequena solução para grandes problemas. Disponível em:<https://www.iberdrola.com/inovacao/aplicacoes-da-nanotecnologia>. Acesso em 06 de março de 2022.


Estúdio NSC. O que é a nanotecnologia e como ela é aplicada no seu dia a dia. Disponível em: <https://www.nsctotal.com.br/noticias/o-que-e-a-nanotecnologia-e-como-ela-e-aplicada-no-seu-dia-a-dia>. Acesso em 06 de março de 2022.


MARTINS, Amanda. O que é nanotecnologia. Disponível em:<https://canaltech.com.br/ciencia/o-que-e-nanotecnologia/>. Acesso em 06 de março de 2022.


Comments


Siga o PET Física: 
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
O Grupo:

Com doze integrantes e o tutor, o grupo desenvolve diversas atividades que envolvem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. A equipe também se empenha em divulgar ciência e consciência para a comunidade acadêmica e pública em geral.
Saiba mais na aba Atividades!
Inscrições PET Física
EM breve abriremos inscrições
EVENTOS
  • EPAST - 16 Á 19 de junho
  • ​ENAPET - 19 á 23 de setembro
PROJETOS
  • Experimentos antigos
  • ​astronomia

LINHAS DE PESQUISA

  • RPG na educação
  • ​astronomia nas escolas
  • comprimentos de onda

Universidade Estadual de Maringá, Avenida Colombo, Zona 07, Maringá PR

Bloco F-67, Sala 014

Telefone: (44)3011-5932

petfisicauem@gmail.com

© 2024 PET-Física UEM

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page