Testes da Nave Starship
- Raphael Fernandes e Matheus Alves
- 10 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
A Starship é uma espaçonave totalmente reutilizável desenvolvida pela empresa comandada pelo australiano-sul-africano Elon Musk, SpaceX. Basicamente esse veículo possui duas partes: a nave Starship (segundo estágio) e o foguete Super Heavy (primeiro estágio) como podem ver na Figura 1. Juntos eles formam uma dentre as mais poderosas espaçonaves já desenvolvidas, que será responsável por levar dezenas de humanos ao mesmo tempo para Lua, Marte e além, até 2024. Isso se todos os testes funcionarem.
O que está sendo testado atualmente é o segundo estágio da Starship, a parte superior, que pousará nos planetas. Quando olhamos para essa espaçonave, ela parece um desenho feito por uma criança, mas não se engane, essa máquina possui a mais alta tecnologia disponível na Terra. De fato, ela foi inspirada em uma das histórias em quadrinhos das aventuras de Tintim¹. A nave Starship tem duas aletas que se movem na ponta e duas na base que parecem muito com asas (Figura 1), elas se ajustam para poderem manobrar a nave durante a decolagem e o pouso. Outra parte muito importante da nave Starship são os motores de combustão Raptor (aquela parte, em forma de coifa, que ejeta o combustível em combustão). Esses motores frearão a descida da nave, devendo ser capazes também de levá-la de volta à órbita. Todos esses elementos estruturais são controlados por um computador de bordo automático dentro da nave.
Ao longo dos últimos meses aconteceram vários testes envolvendo as últimas versões da Starship. Na terça-feira passada (dia 02) aconteceu o teste do SN9 (número de série 9). Caso você veja o vídeo disponível em <https://youtu.be/_zZ7fIkpBgs> vai notar que o protótipo explodiu no final, mas, ainda assim, o teste foi considerado um sucesso: o SN9 subiu até 10km de altitude e efetuou a manobra de descida aerodinâmica, inclinando os motores Raptor e abrindo suas aletas para descer de barriga. Essa manobra permite que a nave use o próprio corpo para frear a descida, exatamente como foi projetada para fazer. No entanto, na hora de tocar o solo ela deveria voltar à posição vertical, mas um dos motores não acionou como deveria e, por essa razão, o SN9 desceu muito rápido e fora do ângulo (cerca de 45 graus), explodindo na queda.
John Insprucker, engenheiro de integração da SpaceX, comemorou o teste durante a transmissão online: “tivemos mais um ótimo voo, precisamos apenas trabalhar um pouco no pouso”, disse.
Figura 1: Componentes do Segundo estágio da Starship

Figura 2: Composição de fotos do teste da SN9

Referências
[1] NEVES, M. C. D.; CORDELLA, F. A Viagem de Tintim à Lua: A Física de Herge. Revista Valore, v. 4, n. 1, dez. 2019. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/527. Acesso em: 09 fev. 2021.
[2] CASSITA, Danielle. Starship: protótipo SN9 explode ao tentar pousar após primeiro voo de teste. Canaltech, 3 fev. 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/espaco/starship-prototipo-sn9-explode-ao-tentar-pousar-apos-primeiro-voo-de-teste-178420/. Acesso em: 7 fev. 2021.
[3] RIGUES, Rafael. SpaceX recebe autorização para voo de testes da Starship SN9. OlharDigital, 2 fev. 2021. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/02/02/noticias/spacex-recebe-autorizacao-para-voo-de-testes-da-starship-sn9/. Acesso em: 7 fev. 2021.
[4] STARSHIP SN9 HIGH-ALTITUDE FLIGHT TEST. SpaceX. Disponível em: https://www.spacex.com/vehicles/starship/. Acesso em: 7 fev. 2021.
[5] REUTERS. Protótipo de foguete explode na aterrissagem após teste de lançamento. AgênciaBrasil, 2 fev. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-02/prototipo-de-foguete-explode-na-aterrissagem-apos-teste-de-lancamento. Acesso em: 7 fev. 2021.
Yorumlar